terça-feira, 23 de janeiro de 2007

De Volta!

Pois é, depois de quase um ano de ausências, voltei.
2006 foi um ano francamente mau e deprimente. Apercebi-me de ensinar não me realiza e que não quero apodrecer numa escola para o resto dos meus dias, tive um tumor de 12cm num ovário, fiz exames muito dolorosos, fui operada, fiz tratamentos hormonais para induzir uma menopausa artificial, ponderei o suicídio porque não aguentava mais as crises de pânico a meio da noite, tomei injecções e comprimidos de fertilidade, engravidei e abortei com 11 semanas de gestação. Fiz num ano o que muita gente não faz na vida inteira e precisei de parar para fazer um upgrade na minha existência.
Voltei porque o tema do aborto me é muito precioso. Apesar de ter sofrido um aborto não desejado, continuo a reafirmar a minha disponibilidade para votar SIM no referendo ao aborto. Não que concorde com a existência do referendo em si: se os senhores deputados auferem vencimentos e regalias sociais elevadas pelo pouco trabalho que desempenham, então que os justificassem fazendo aquilo pelo qual são regiamente pagos: LEGISLAR, em vez de sacudirem a batata quente para o povinho, ignorante, clérigo e arreigado a dogmas ultrapassados da "vida é sagrada".
Talvez se muitos destes deputados, autarcas e políticos corruptos que, como sanguessugas, se agarram ao poder, tivessem sido abortados, o país não estivesse como está - podre.
Para mim, não há religião, mães de família dondocas, padres, associações "pró-vida" que me entopem a caixa de correio com missivas da virgem maria a avisar-me para os perigos da matança inocente de bebés (!) que me convençam de que o direito à vida é mais importante que o direito à qualidade de vida. Ter filhos que não se desejam para depois abusar deles, mandá-los para o hospital ou abandoná-los na lixeira? Poupem-me. Mal por mal, que se aposte na educação sexual nas escolas, mas depois vêm as mãezinhas de família gritar que isto e preservativos na escola vão levar as crianças a praticarem mais sexo! Sim, pois. E a Igreja, ai que deus nos acuda, que os meninos são inocentes.
Chega de hipocrisia social. Chega de criminalizar mulheres. Chega de ganhar dinheiro à custa da clandestinidade. É tempo de dignificar a mulher para que esta possa também dignificar a sua descendência DESEJADA.
Votarei SIM.

10 comentários:

Anónimo disse...

Para começar queria dizer-lhe que lamento muito tudo o que lhe aconteceu neste ano que passou, deve ter sido realmente muito duro e doloroso. Mas fico muito contente por não ter desistido de contemplar o mundo com a sua existência, que não só é uma benção,apesar de todos os problemas que possamos ter, mas também, como é o caso, oferece-nos a nós, resto da população, uma oportunidade para reflectir.
Quanto ao aborto...Não entendo como a stora pode ser a favor da legalização...Sim...porque não venham querer suavizar a questão chamando lhe "interrupção voluntária da gravidez"..é ABORTO. Para quê esta discussão? Porque não investir numa melhor e mais acessível informação (já que a disponível actualmente parece que não chega) em vez de cometer estes crimes? SIM, para mim é um crime, não sei como uma mulher, por mais insensivel que seja, consiga aniquilar algo que está a crescer dentro dela. Responsabilidade...Tomar precauções. Se algo correr mal recorrer à pílula do dia seguinte... Agora...ABORTO? para quê? Haverá algum nexo em recorrer ao aborto nos dias de hoje? Sou contra a legalização,embora considere esta questão muito complicada. Mas penso que se votasse neste referendo, a minha resposta seria NÃO. Não entendo como a stora é contra a livre circulação da pílula do dia seguinte e é a favor do aborto. As mulheres em vez de andarem a proclamar a liberdade do corpo (como se apenas estivesse o corpo delas em questão), deviam se preocupar em evitar tal situação, prevenir e não remediar; Estarem conscientes que algo pode correr mal e se correr, uma pessoa tem de assumir e dar todo o seu amor e carinho ao ser vivo que veio ao mundo e não tem culpa de absolutamente nada.

mcp disse...

Olá, Francisca!
Folgo em saber que continuas intelectualmente activa. Mas parece-me que interpretaste mal os meus posts.
Em primeiro lugar, eu não sou a favor da pílula do dia seguinte como meio contraceptivo, mas sim como situação de emergência. Defendo, tal como tu, a educação sexual que tem vindo a ser preterida e adiada de ano para ano por lobbies católicos que, hipocritamente, são os mesmos que depois são contra o aborto. Certo?
Em segundo, eu não sou, tal como acho que ninguém inteligente é, a favor do aborto. Ninguém que faz 1 aborto o faz como se fosse apenas mais 1 tarde bem passada. Eu sou a favor da remodelação de uma lei que injustamente penaliza as mulheres mas deixa os homens que as engravidaram de fora. Certo?
A contracepção, caso não saibas, é falível. Deveremos forçar 1 mulher que, à partida, assumiu não querer ter filhos, a ter 1 contra sua vontade? Ou deveremos impor-lhe abstinência sexual? Que farias tu?
Muitas doenças graves nos fetos só são diagnosticáveis após o prazo legal para 1 aborto "socialmente" aceite. Deveremos deixar 1 criança nascer sem ter condições para tal? Tal como os hipócritas do movimento pró-vida, que defendem que tudo deve nascer a qualquer custo e depois aplaudem a redução das licenças de maternidade, a flexibilidade nos despedimentos, mesmo das grávidas, e que depois das crianças nascidas mandam as recentes mães dar 1 volta?
Defendo o fim da hipocrisia, porque abortos existirão sempre, seja por incúria, seja por acidente, seja por problema médico. Defendo também que para a incúria, se aplique a educação sexual. Mas isso não verás acontecer. Que para o acidente, a opção. E que para os problemas médicos, a possibilidade de se ter 1 filho amado, mas que tenha as mesmas oportunidades que eu e tu tivemos. Pensa nisto!
Beijocas grandes!

Rui Areal disse...

OLÁ!!!
Voto Não. Mas isso já tu sabes.
Os problemas sociais e económicos resolvem-se com medidas económicas e sociais. O problema moral... esse resolve-se com princípios morais. E as leis existem para reflectir a moral da sociedade, senão...
Como nao sei se o feto tem direitos morais equivalentes, superiores ou inferiores à mãe, não consigo votar Sim sem pensar que estou a errar. Voto Não e votaria sim num referendo em que a pergunta fosse: «concorda em garantir uma maternidade e primeira infância gratuita para todas as mães e crianças do país?»

Anónimo disse...

Vale a pena ler: http://murcon.blogspot.com/2007/01/dois_29.html

Anónimo disse...

e outro: http://murcon.blogspot.com/2007/01/um.html

Anónimo disse...

e mais outro: http://murcon.blogspot.com/2007/01/e-outro.html

Anónimo disse...

Olá de novo !
Como é obvio não sou a favor da utilização descabida da pílula do dia seguinte, tal como a stora eu acho que deve ser tomada em situaçoes de emergência,caso se pense que algo poderá ter falhado na contracepçao "normal" e assim evitar recorrer ao aborto.
Não censuro a maioria dos jovens e não só, de votarem SIM neste referendo, não porque aceito a legalizaçao do aborto mas sim porque o NAO está pessimamente defendido. Maus argumentos, pessoas sem qualquer cabimento, más referencia para os jovens etc.. Mas nao consigo entender qual é a necessidade de fazer um aborto hoje em dia. Como é obvio, os meios contraceptivos sao faliveis, logo deve se ter o máximo de cuidado e, por exemplo, utilizar dois meios de contracepção como a pílula e o preservativo. Se a pílula nao for tomada devidamente e nesse mês a mulher estar mais vulnerável a uma possivel gravidez, aumenta se os cuidados, usando sempre, mas SEMPRE o preservativo e verificando se este nao furou. Mas não, nas mentes dos jovens e não só deste país, isso "corta a cena" o que não é mentira, mas é terrivelmente pior encarado que fazer um aborto. Os jovens iniciam a sua vida sexual, sem estarem a par de nada, pensando apenas no seu próprio umbigo, pensando "se engravidar que se lixe, aborto" e esses, imaturos e insensiveis, nao querem saber de nada na altura, mas uns anitos mais tarde, e nao muitos!, vão pensar "meu deus...eu matei uma criança que estava a crescer dentro de mim!". Depois de muitas discussoes com jovens e adultos sobre este tema, onde quase todos estão contra a minha opiniao, tiro a conclusao que as pessoas nao sabem do que falam, nao têm noção do que é um bebé de 3 meses..."ele ainda nao respira, nao sente nada!" por favor...santa ignorancia...depois eu digo que em vez de se estar com todo este aparato ridiculo em volta desta questao que nem devia ser colocada podiamos estar a investir na educação sexual a partir do 5ºano de escolaridade, em associaçoes de apoios a mães adolescentes, em regalias para as mães, acabar cm a discriminação da mulher gravida etc e dizem me assim "achas que o nosso pais esta preparado para uma evolução dessas de mentalidade?" entao meus amigos devemos fazer o que ? cortar o mal pela raiz? nao penalizar estas mulheres mas os filhos delas??? so porque ainda nao viram este mundo? o país é assim tao retrogado mas para legalizar o aborto ja é muito mente aberta para nao ficar atras do resto da europa? O aborto para mim nao tem qualquer fundamento, e a minha resposta à sua legalizaçao é NAO!
E perante o que falou quanto à prisao das mulheres e nao dos homens concordo, mas deveria se era fazer uma investigação e averiguar-se se o pai nao teve qualquer intervenção na decisao. Porque tal como esse facto está errado, com a legalizaçao do aborto também nao vao pedir uma autorização ao pai para permitir que o aborto se realize...Mas claro, aqui já é a libertaçao do corpo da mulher, a escolha com o que fazer com ele, como se a questão se resumisse a fazer uma plastica ou a um bocado de celulite...Está outra vida incluida...com 3 meses de gestação, praticamente formada. Não sao celulas...Já é uma criança.
"Ai mas vamos obrigar as maes a viverem infelizes por terem filhos indesejados ?" e as mulheres que fazem abortos ? nao ficam com traumas psicologicos?
Como ja disse, o aborto nao faz qualquer sentido...As pessoas a partir do momento que começam a ter uma vida sexual activa, tem de estar muitissimo bem informadas e serem extremamente responsaveis. E não o são...muito menos neste país.
"Ah mas vamos legalizar para acabarmos com a clandestinidade" AHAHAHAH e acham que vao acabar ? A clandestinidade nunca deixara de existir...ou a mãe esconde ao pai que foi cm a filha fazer um aborto, ou o caso é rejeitado pelos parametros da lei e para onde vai? clandestinidade! diversos factores nao vao deixar que o aborto clandestino deixe de existir...
Portanto acho ridiculo esta questao sequer discutir-se...ridiculo...
Mas é sempre bom discuti-lo com pessoas que o saibam fazer e nao dizer barbaridades como a maior parte dos adolescentes o fazem, porque provavelmente iniciaram a sua vida sexual agora e querem é "curtir" sabendo que se acontecer o pior podem remediar os seus actos sem grande preocupaçao em preveni los.
PREVENÇÃO INFORMAÇAO!
Depois de todo este texto despeço-me, esperando que possamos conversar,debater ou reflectir mais vezes, que sabe sempre bem :)
Um beijinho stora ;)

mcp disse...

Olá Francisca, mais uma vez!
Pelos vistos as minhas aulas fizeram efeito, eheh.
Respeito a tua opinião, tal como sei que respeitas a minha. E apraz-me saber que me dás razão no principal de toda esta questão: os abortos clandestinos existem e não deveriam existir, não é verdade? Mais uma razão para serem feitos em clínicas ou hospitais com condições higiénicas e humanas que não degradem ainda mais a situação já precária de quem tem de fazer 1 aborto. Porque quer o legalizemos, ou não, ele existirá sempre. E, a existir, que pelo menos não faça - seguindo o teu ponto de vista! - mais uma vítima.
Aparece sempre que queiras, é bom ver mentes activas neste país de amorfos intelectuais!
Beijo

Anónimo disse...

gostava de lhe dizer que fiquei chocada com tudo que lhe aconteceu, qualquer ser humano com o minimo de sensibilidade ficaria.

O meu 2006 tambem nao foi o melhor muito pelo contrario, tudo me correu mal, quase negravidei aos 16 anos (e a stora apoiou.m nessa altura), tive o pior dia d S.valentim d tda a minha vida pois nesse dia perdi o pai que me restava...tive as piores notas nas escola que alguma vez na vida imaginei ter pssai po 12º kom uma disciplina em atraso, e logo eu, tiv tbm o 1º natal sem avô...nao sabia o que era ter, apesar das gargalhadas e das risadas, da felicidade de estar ali ao pé da familia, olha para a minha avó e ver nos olhos dela que a pessoa mais importante lhe faz falta, aquela com quem ela mais do que qualquer um dos outros partilhou o natal, aquela pessoa que durante 44 anos esteve ali ao pe' dela, a ver os filhos e os netos a crescer, aquela pessoa que nao teve oportunidade de conhcer as bisnetas lindissimas...aquela pessoa que realmente faz falta. Magoa olhar nos olhos daquela senhora sim porque e uma senhora...i ver um vazio que nunca antes tinha visto, apesar da felicidade por mutio pouca que fosse de ter ali a familia, um vazio que nao vai desaparecer nunca...tentar contribuir para a diminuição do vazio?? Sim somos 9 netos a faze-lo...5 filhos a tentar, 2 bisnetas que mesmo sem crer ajudam imenso...i muda alguma coisa? muda, aumenta a felicidade...aquele bocadinho aumenta, mas o vazio, esse nao diminui nunca por muito que a felicidade cresça...


Coisas boas? sim, fiz uma viagem a italia com uma das pessoas mais importantes da minha vida conheci lugares, vi pessoas, vivi 2 semanas rodeada de arte o que e' sempre bom...comemorei um ano de namoro, nunca teria durado tanto se nao fosse veraddeiro...sim estou feliz com isso mas 2006 foi um ano para eskecer...

A stor e uma mulher que eu admiro, superou os males que lhe aconteceram e foram bastatntes, espero um dia ter a força e a garra que a stora tem apesar de tudo, eu sei k nao e facil...mas ainda so tenho 17 anos, ainda tenho muito para aprender e pode ter a certeza que consigo já aprendi muito mais do que pod eimaginar.

beijinho grande da xata da Katia ^^

mcp disse...

Olá, Cátia!
Lamento muito todas as coisas pelas quais passaste. Suponho que elas devem acontecer porque fazem parte de um - doloroso - processo de crescimento. Bem que seria melhor se pudessemos aprender apenas com as coisas boas, mas não é assim. Espero que reúnas forças para superar tudo, pois és uma miúda rija e mereces tudo a que tens direito. E se precisares, passa por aqui, pela quinta dimensão, e vai-te rindo dos disparates e divagações que cá são plantadas!
Um beijo grande!